SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

A Confiança é a base fundamental da construção de soluções que visem garantir a existência de locais e postos de trabalho cada vez mais seguros e saudáveis.

Este esforço conjunto entre empresas Clientes e empresas prestadoras de Serviços Externos de Segurança e Saúde no Trabalho assenta numa co-responsabilidade ou seja numa responsabilidade partilhada.
Desta forma compete desde logo á Empresa prestadora de Serviços de SST enquanto especialista informar o seu Cliente da dimensão e importância da Prevenção e Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho nas Empresas dando-lhe sugestões e soluções para a sua implementação e integração na gestão da sua Empresa.

A partir deste momento, todos, Empresa prestadora de Serviços Externos de SST, Empresário e Trabalhadores, deverão estar envolvidos nestes processos, na sua comunicação, monitorização, controlo e melhoria contínua.

Desta forma, existe a garantia de que os objectivos serão atingidos, o investimento será menor e o índice de rentabilidade maior, reduzindo o Nº de Acidentes de Trabalho e Prevenindo as Doenças Profissionais, diminuindo drasticamente o Risco associado ao incumprimento Legal.

Os Serviços de SST prestados têm por base a Legislação nas várias matérias inerentes.

SEGURANÇA DO TRABALHO
- Auditorias de ST e respectivos relatórios
- Consultadoria em ST e respectivos relatórios
- Avaliação de Riscos Profissionais
- Elaboração de Programas de Prevenção de Riscos Profissionais
- Informação e sensibilização sobre ST
- Elaboração de Planos de Medidas de Autoprotecção
- Elaboração de Planos de Segurança e Saúde
- Análise de Acidentes de Trabalho
- Estudos Ergonómicos
- Avaliação de Ruído Industrial e Ambiental
- Avaliação da Iluminância
- Avaliação das Condições de Conforto e Stress Térmico
- Avaliação da Qualidade do Ar Interior
- Relatório único (anexo D)

MEDICINA NO TRABALHO
- Garantia Mínima de Funcionamento dos Serviços de Saúde no Trabalho
- Realização de Exames Médicos de Admissão, Periódicos e Ocasionais (Ficha de Aptidão):
   * Ato Médico
   * Exames complementares (electrocardiograma, visiotest, audiograma, espirometria, dinamometria, electroencefalograma, radiografias, análises clinicas)
- Elaboração de Protocolos de Vigilância Médica
- Avaliações de Riscos por Posto de Trabalho
- Elaboração de Programa de Prevenção de Riscos
- Análise de Acidentes de Trabalho
- Diagnóstico de Doenças Profissionais
- Estudos de Absentismo
- Relatório único (anexo D)